© NASA

NASA revela planos para trazer amostras de Marte para a Terra


ANASA revelou os planos para conseguir trazer para a Terra as amostras do solo de Marte recolhidas pelo rover Perseverance, um processo no qual contará com a ajuda da Lockheed Martin.

Anúncios

Este plano consistirá na construção do Mars Ascent Vehicle (MAV), um pequeno e leve foguete que também será o primeiro a ser decolado de outro planeta. Este foguete será lançado para Marte e será acompanhado pelo Sample Retrieval Lander, que agirá como plataforma de decolagem do MAV.

É uma vez lançado que o foguete será ‘capturado’ na órbita de Marte por um sistema da NASA e da Agência Espacial Europeia, com o final do processo sendo o regresso à Terra com as amostras em segurança.

“Estamos perto de finalizar a fase de protótipo desta missão Mars Sample Return e as peças estão se juntando para trazer para casa as primeiras amostras de outro planeta. Uma vez na Terra, podem ser estudadas com equipamentos de ponta que são muito complexos para levar para o Espaço”, explicou um dos administradores da NASA, Thomas Zurbuchen, num comunicado da agência espacial norte-americana.

Lembrando que ainda demorará algum tempo para esta missão ser lançada, com a previsão  para 2026.

As informações são do Notícias ao minuto