
© REUTERS/Mariana Bazo
Cientistas decifram mensagem secreta dentro de uma múmia
Publicado por Jornal Liberdade, janeiro 4, 2018
Cientistas da Universidade de Londres realizaram escaneamento de papiros de 2.000 anos para revelar o texto presente neles
Pesquisadores britânicos desenvolveram uma tecnologia de escaneamento capaz de examinar os textos escritos em papiros – antes utilizados para embrulhar múmias. O novo método torna possível que especialistas leiam escrituras antigas sem destruir sarcófagos.
Cientistas da Universidade de Londres realizaram escaneamento de papiros de 2.000 anos para revelar o texto presente neles. As letras foram decifradas graças à pasta e ao gesso, utilizados para mumificação.
Não obstante, os pesquisadores conseguiram escanear papiros de forma legível. Para testar a tecnologia, foi escaneado um sarcófago no museu do castelo de Chiddingstone (Reino Unido). A análise permitiu que os cientistas descobrissem a palavra “Irethorru” – um antigo nome egípcio – escrita no papiro, o que significa “o olho de Horus é contra os meus inimigos”.
A nova tecnologia permite com que egiptólogos tenham acesso à verdadeira história do Antigo Egito, segundo declara à emissora BBC Adam Gibson, pesquisador-chefe do projeto.
Com informações da Sputnik Brasil.