© Shutterstock

Muita atenção! Pessoas com estas 4 condições devem evitar comer banana


As frutas são alimentos com excelentes benefícios para a saúde como um todo e obrigatórios em qualquer regime alimentar. A banana, em particular, é rica em mineiras, vitaminas e fibras, sendo o seu consumo ideal para atletas, por exemplo, já que evita cãibras e dores musculares. 

No entanto, certas pessoas podem ter intolerâncias ou outros problemas associados à ingestão desta fruta. Será que faz parte desse grupo? Veja a lista divulgada pelo portal espanhol Meganotícias:

Alergia

Um fato curioso: quem é alérgico ao látex tem uma maior probabilidade de ser alérgico à banana. Dependendo da gravidade, os sintomas manifestam-se imediatamente após o consumo da fruta, podendo incluir inchaço dos olhos, lábios, língua ou garganta, nariz entupido, olhos irritados, dor abdominal, vômitos e diarreia.

Diabetes

A banana é composta de por carboidratos (como a frutose), que se transformam em açúcar no sangue. Quanto mais madura, pior. Como tal, se é diabético deve evitar comer a fruta ou ingerir bananas mais verdes com o índice glicémico mais baixo.

Prisão de ventre

As fibras presentes neste alimento podem proporcionar o alivio da obstipação, no entanto atenção aos excessos. Por ser abundante em ácido tânico, em grande quantidade pode provocar o efeito inverso e causar prisão de ventre, segundo um estudo divulgado na revista Microbial Ecology in Health and Disease.

Potássio demasiado alto

Uma das maiores qualidades da banana são os níveis elevados de potássio, por isso, caso tenha o mineral em grande quantidade no organismo, pode sofrer de hipercalemia, causando dores no peito, batimentos cardíacos irregulares, dificuldades respiratórias, fadiga, sensação de sonolência, náuseas ou vómitos.

As informações são do Meganotícias