Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

CÂMBIO: Dólar Comercial R$ 5,55 / Euro R$ 6,45

setembro 29, 2020

(foto: Thais Umbelino/CB/D.A Press

Ministério: hospital privado não pode transferir paciente com coronavírus


O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, classificou como “inadmissível” que pacientes infectados com o novo coronavírus e internados em hospitais particulares sejam transferidos para hospitais públicos. Um episódio desse tipo ocorreu em Brasília, com a primeira paciente diagnosticada com Covid-19 no Distrito Federal. “Nós não vamos aceitar e não vamos concordar que isso possa ser feito”, disse Gabbardo. 

Ao questionar o secretário, o Correio ressaltou o que ocorreu no DF. A paciente, uma moradora do Lago Sul de 52 anos, foi internada com sintomas da doença no Hospital Daher, no Lago Sul. Depois de um primeiro exame testar positivo para coronavírus, na última quinta-feira (05/03), ela foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Gabbardo afirmou que, apesar de desconhecer justificativas específicas relacionadas ao caso do DF, de modo geral, decisões como essa não estão alinhadas com o protocolo emergencial da pasta. “O plano de saúde e o hospital que acompanham o paciente estão preparados para atendê-lo na UTI. Não tem por que deixar de atender quem necessita por ser um caso de coronavírus”, reiterou. 

Quando determinou a transferência da paciente do Hospital Daher para o Hran, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, em nota oficial, que acolheu a paciente por demanda do hospital particular. No documento, o hospital particular justifica o pedido argumentando que o isolamento “exige condições específicas que foram equacionadas pelo governo do Distrito Federal”. O Correio tentou um novo posicionamento do Hospital Daher na segunda-feira (09/03), mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Pequena melhora

 A paciente continua internada no Hran. Segundo boletim da Secretaria de Saúde, ela apresentou uma pequena melhora desde domingo, mas segue em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos. Ainda segundo a pasta, a infecção por Covid-19 foi agravada por uma doença crônica preexistente, ainda não detalhada.

As informações são do CB Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Brasil

E-mail: Carlos Lira,