Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

CÂMBIO: Dólar Comercial R$ 5,55 / Euro R$ 6,45

setembro 29, 2020

Gustavo Raniere/ASCOM/Ministério da Economia - 16.07.2019

Aposta de Paulo Guedes na educação infantil é ótima notícia


Entre as últimas declarações de Paulo Guedes, uma delas não deveria causar polêmicas, apenas comemoração. Seu compromisso de investir pesadamente na educação infantil pode vir a ser o resgaste da mais séria dívida que o Brasil tem com seu próprio futuro.

“O maior impacto do investimento público é na educação, é na infância. Vem aí programas grandes de impacto lá embaixo”, disse o ministro, referindo-se à intenção de implantar um sistema de financiamento que permita às famílias mais pobres matricular suas crianças em creches particulares.

A ideia desse “voucher” pertence à escola liberal na qual o ministro é formado, a Universidade Chicago, e foi desenvolvida pelo economista Milton Friedman, no início da década de 60. Não é uma aventura, portanto.

O modelo foi implantado em países como o Chile com bons resultados nos rankings de avaliação escolar e críticas consistentes, embasadas no aumento da desigualdade social que o subsídio acarreta a longo prazo.

Já há acumulo de experiência suficiente para atingir consensos, basta vontade política para instaurar um debate sério. Será um imenso avanço o tema da educação básica se tornar central na agenda econômica do país.

É uma nova janela de oportunidade que se abre, talvez a última. Os fracassos na área acumulados durante as últimas décadas são inequívocos, ideologias à parte. Algo precisa ser feito. E esse é, entre os inúmeros desafios que se impõem, o mais urgente.

As informações são do R7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Brasil

E-mail: Joshua Silva,