© Shutterstock

Dicas para deixar o cabelo crescer e conquistar seu projeto Rapunzel


Deixar o cabelo crescer parece levar uma eternidade. Nosso cabelo cresce em média 15 centímetros ao ano, então demora um bocado para um cabelo curto chegar nos ombros (se é cacheado então… a espera acaba por triplicar!). Muitas de nós desistimos pelo caminho, quando o cabelo não tá nem curto nem longo. Se quer aprender as melhores dicas para o cabelo crescer o mais rápido possível e sem ficar completamente sem graça e sem forma pelo caminho, siga as dicas.

Apare de tempos em tempos 

Embora possa parecer contraproducente, aparar de vez em quando ajuda o cabelo a crescer. O tempo para aparar, porém, varia de acordo com o tipo do cabelo.

Elimine pontas duplas 

Aparar não só permite que o cabelo continue crescendo, como também ajuda a manter os fios grossos. Pontas duplas acabam por fazer o fio cair.

Colorir e descolorir não ajudam a ter um cabelo saudável

Quando o cabelo é descolorido, pode ficar danificado e com mais pontas duplas.

Penteie antes de ir pra cama

Se você tem cabelo liso é aconselhado que o escove antes de dormir. Isso ajuda a manter seu couro cabeludo naturalmente hidratado e a distribuir o óleo nos fios com mais eficácia. Se você faz parte do time das cacheadas, nunca penteie seus cabelos quando estiverem secos. Isso só irá desfazer os cachos e fazer os fios arrebentarem com a tração.

Não use químicas 

Em geral, quanto menos tratamentos químicos você colocar no seu cabelo, mais saudável ele será e melhor ele vai crescer.

Invista numa boa escova 

Para as lisas, o uso de uma escova com cerdas de javali permite que o óleo natural seja distribuído e também é excelente para massagear o couro cabeludo, o que auxilia na circulação. Já para as cacheadas é indicado o uso da escova da marca Tangle Teezer. Ela ajuda a desembaraçar o cabelo sem quebrar e a fazer a famosa fitagem. É um pouquinho cara, mas existem similares no mercado.

Se alimente bem 

Quando estamos procurando otimizar o crescimento capilar, precisamos considerar os alimentos que estamos colocando em nossos corpos.

Proteína para crescimento e reparação 

Quando se trata de construir músculos, crescer cabelo ou construir novos tecidos, nosso corpo requer proteína. Aumentar nossa ingestão de carne, peixe, feijão e nozes ajudará a crescer cabelo. Pessoas que não têm proteína suficiente em suas dietas também perderão mais cabelo.

Evite dietas 

Normalmente, dietas da moda exigem que você reduza certos alimentos, o que te deixará sem alguns nutrientes e minerais e pode retardar o crescimento do seu cabelo.

Vitaminas e minerais

Vitaminas A, C e E, minerais como zinco e ferro, e ácidos graxos como ômega-3 também podem contribuir para uma cabeça saudável e cheia de cabelo.

Deixe os óleos naturais trabalharem 

Todas nós já ouvimos depoimentos de pessoas que pararam de usar shampoo. O benefício é que os óleos naturais têm a chance de penetrar no cabelo para que ele se recupere dos danos e seja mais saudável. Você também pode usar um shampoo sem sulfato.

Shampoo só algumas vezes na semana 

No entanto, os óleos naturais em nosso cabelo só precisam de alguns dias para penetrar no cabelo. Por isso é melhor esperar até que isso aconteça antes de lavar o cabelo com shampoo por duas ou três vezes na semana.

Condicione

Usar condicionador no cabelo é útil não só para mantê-lo hidratado naqueles dias que você lavou com shampoo, como também ajuda a desembaraçar o cabelo.

Use água em baixas temperaturas 

Banhos quentes desidratam a pele e o couro cabeludo. E um couro cabeludo desidratado também não dá suporte ao crescimento capilar.

Massageie o couro cabeludo 

Dar um pouco mais de amor ao seu couro cabeludo, diminuindo a temperatura do chuveiro em alguns graus, e dando uma pequena massagem quando passar o shampoo pode ajudar bastante a acelerar o crescimento do cabelo.

Cuidado ao pentear 

Tenha bastante cuidado ao pentear. Quando seu cabelo está muito encharcado, é muito mais suscetível a quebrar ao ser desembaraçado. Cacheadas precisam pentear úmido (mas não precisa estar pingando, ok?), por isso desembaracem em mechas pequenas, com creme de pentear, da ponta para a raiz do cabelo. Para as lisas, o ideal é tirar o excesso de água antes de pentear.

Penteie antes de lavar 

Se você perceber que o cabelo está muito embaraçado, o certo é penteá-lo antes de lavar com shampoo. Se ele precisa ser desembolado depois, certifique-se de que não está com água em excesso durante a escovação.

Se estiver embolado, penteie com creme 

Se estiver tendo problemas ao desembaraçar conforme o cabelo vai crescendo, não deixe de usar cremes para pentear de acordo com seu tipo de cabelo e oleosidade do couro cabeludo. E de forma gentil.

Cuidado ao secar 

Algumas pessoas acham toalhas de microfibra ou camisetas mais fáceis na hora de secar o cabelo depois do banho. Mas o mais importante é secar com gentileza. Secar agressivamente pode arrancar os fios mais vulneráveis e embolar ainda mais o cabelo.

Minoxidil 

Minoxidil é um ingrediente que comprovadamente previne a queda dos cabelos e promove o crescimento capilar.

Evite processos como pranchas, escovas e babyliss 

Estilizar demais o cabelo geralmente danifica os fios. A melhor aposta é minimizar o uso os produtos e aparelhos. Se quiser usar calor, mantenha o calor baixo e use protetores térmicos.

Use fronhas de cetim 

Deixar o cabelo crescer é evitar quebras ao máximo. E trocar a fronha do travesseiro pode te ajudar nisso. Usar fronhas ou toucas de cetim diminui as quebras rapidamente. Se você tem cabelos crespos ou cacheados, a troca ainda traz um bônus: o cabelo permanece definido por mais tempo.

Preste atenção na pele 

Quando testamos um novo produto capilar, pode ser um pouco difícil ver se ele realmente melhora nosso cabelo. Por isso é importante prestar atenção à nossa pele também.

Perguntas a fazer 

O que um produto faz com nossa pele é geralmente o que ele vai fazer com o nosso couro cabeludo e cabelo também. Nossa pele fica muito gordurosa quando usa o produto? Muito seco? Outra coisa?

Converse com um profissional 

Se há algo escondido que está fazendo seu cabelo crescer muito lentamente ou até mesmo não crescer, talvez seja melhor falar com um profissional.

Talvez haja outros fatores a considerar 

Muitos homens e mulheres experimentam um afinamento dos fios. Isso pode ser o início da calvície para alguns, uma doença autoimune ou na tireoide. Encontrar a causa significa que os sintomas podem ser tratados.

Busque conselhos sobre quais produtos usar

Um médico pode ver qual o problema e oferecer uma solução baseada no seu caso. Existem milhares de produtos de crescimento capilar, desde óleos de crescimento até tratamentos com cafeína. Alguns podem ser mais adequados ao seu caso do que outros.

Fique com ele! 

Tenha paciência! Cabelo não cresce do dia pra noite, mas há muita coisa que pode te ajudar no seu projeto Rapunzel e fazer o caminho até lá ser mais tranquilo. O mais importante é: não corte mais do que ele cresceu.

Com informações do Good Housekeeping.