Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

Maio 23, 2018

© DR

Um só treino pode proteger o coração por até 5 dias


A atividade física é fundamental para manter a boa saúde e sabe-se agora que uma única sessão de exercícios é capaz de ajudar

A atividade física beneficia a saúde das mais variadas formas. Ajuda a construir músculo, aumenta a flexibilidade, melhora a respiração, facilita a perda de peso, ativa a mente, acelera o sistema imunológico etc. No que diz respeito ao seu impacto mais direto, o exercício tem um benefício imediato e a longo prazo na saúde física e mental e sabe-se agora que um único treino é capaz de proteger o coração durante cinco dias.

A conclusão é de uma recente revisão científica feita por Dick Thijssen, que passou a pente fino vários estudos que analisaram o impacto da atividade física (treinos moderados de cerca de 60 minutos) na saúde do coração.

Num dos estudos analisados pela equipa de Thijssen, foi possível notar que um único exercício é capaz de atenuar o efeito de um ataque cardíaco. Para chegar a esta conclusão, os cientistas bloquearam uma artéria em vários animais de laboratório e analisaram o ataque cardíaco que lhes foi induzido comparando as consequências entre os animais sedentários e aqueles que tinham acabado de ‘treinar’.

Num artigo assinado na revista “The Conversation”, Thijssen mostrou que esse estudo prova que as consequências do ataque foram significativamente menores nos animais que eram ativos, tendo o fator proteção durado cinco dias e mostrado que o exercício pode, na verdade, salvar vidas.

Uma outra investigação analisada por Thijssen e pelos seus colegas comparou o efeito que o sangue de humanos ativos e sedentários tem em coelhos de laboratório com artérias bloqueadas e o resultado foi idêntico: o exercício atuou como escudo protetor do coração, prevenindo a morte.

Para o cientista responsável por esta revisão científica, está mais do que provado que “uma única sessão de treino” é capaz “salvar a vida” ao proteger o coração de males maiores, proteção essa que dura durante alguns dias e que não fica afetada por outros fatores, como o peso, a tensão alta, o colesterol e até mesmo a predisposição para doenças cardiovasculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Saúde

E-mail: Jornal Liberdade,