Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

novembro 17, 2018

© DR

Cinco sinais que o corpo dá Será carência de vitamina B12?


É uma das potenciais dores de cabeça de quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano por estar maioritariamente presente em alimentos de origem animal. Falamos da vitamina B12.

De nome cobalamina, esta vitamina é fundamental para a felicidade, para o bom funcionamento do sistema nervoso e ainda para a prevenção de patologias cardíacas e mentais.

Apesar de ser uma realidade mais ou menos comum em quem exclui alimentos de origem animal na dieta e não faz a devida suplementação, a carência de vitamina B12 pode ser diagnosticada em pessoas com anemia ou gastrite atrófica. Mas, como saber se esta vitamina está em níveis insuficientes para as necessidades do nosso organismo? Dando ouvidos ao corpo, claro.

E um dos primeiros – e mais comuns – sinais é a sensação constante de fadiga e cansaço, uma vez que esta vitamina é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, escreve a revista norte-americana “Women’s Health” no seu site, salientando que a anemia tanto pode ser a causa como a consequência da falta deste micronutriente.

A falta de sensibilidade nas mãos e nos pés é também uma consequência direta da falta desta vitamina, que é fundamental para a produção de mielina, a substância responsável pela capacidade de coordenação dos membros e dos impulsos nervosos. A carência desta substância por conta da falta de vitamina B12 pode ainda causar falta de equilíbrio, alerta à revista a médica Michael Roizen.

Uma vez que tem uma ação direta no cérebro e impacto no sistema nervoso, a falta de vitamina B12 pode ainda estar associada a estados de confusão mental – com perdas de memória à mistura – e ainda à depressão (que, mais uma vez, anda de mão dada com a falta de mielina).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Saúde

E-mail: Jornal Liberdade,