Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

junho 20, 2018

© Shutterstock

Bebidas gasosas engordam? Hormônio da fome está envolvido


Além do açúcar da bebida, as borbulhas também afetam a saúde

Um estudo feito na Universidade Birzeit, nos territórios palestinos no ano passado, avaliou um grupo de ratos machos dando a eles bebidas adoçadas gasosas refrigerantes, águas saborizadas etc) e sem gás ou água natural.

Segundo a BBC, esses pesquisadores descobriram, através desse experimento, que os ratos que tomaram regularmente as bebidas adoçadas gasosas ganharam mais peso e de maneira mais rápida do que aqueles que ficaram com as bebidas sem gás ou água.

Além disso, os ratos que tomaram as bebidas gasosas tinham um nível maior no sangue do hormônio da fome, a grelina, o que poderia explicar o ganho de peso.

“Depois de tomar uma bebida carbonatada, o dióxido de carbono é liberado em seu estômago. Existem receptores químicos no estômago que detectam o dióxido de carbono e fazem com que as células no topo do órgão liberem grelina e isso te faz sentir fome. Outra possibilidade é uma coisa mecânica. O estômago incha e se expande com esse gás e novamente estimula as células a liberarem grelina”, afirma o médico James Brown, da Universidade Astom, em Birmingham, a BBC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Saúde

E-mail: Jornal Liberdade,