Go to ...

Jornal Liberdade

Últimas notícias do Brasil e do mundo

RSS Feed

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Câmbio: Dólar R$ 3,715 – Euro R$ 4,279

outubro 21, 2018

(Foto: Divulgação / FMS)

Macaco é encontrado morto e Zoonoses realiza teste para febre amarela no Piauí


Um macaco foi encontrado morto na quinta-feira (25) na Zona Rural do município de Altos, a 40 km de Teresina. O Centro de Zoonoses foi acionado e recolheu o cadáver do animal para realizar testes para febre amarela e raiva. O procedimento é de praxe mesmo que o local onde o primata tenha sido encontrado não pertença a uma área endêmica para a transmissão da infecção viral.

“É um sistema de vigilância que nós temos. Todo caso de primata que aparece morto fazemos o teste tanto para raiva quanto para febre amarela. Esse macaco chegou a ser tirado do local onde morreu e trazido para Teresina, mas conseguimos recolhê-lo”, explicou a gerente do Centro Zoonoses, Oriana Bezerra.

Segundo Oriana Bezerra, o primata já está no Centro de Zoonoses e será submetido a testes esta semana. “Vamos fazer a coleta do material e encaminhar para realização dos exames. Esse é um procedimento adotado em todos os casos”, afirmou.

Conforme a gerente, até o momento não foi registrado nenhum caso de primata com febre amarela no Piauí.

Alerta para mais de 50 cidades

De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mais de 50 cidades precisam ficar alertas na prevenção da doença. Por conta disso, a Sesapi emitiu uma nota técnica. As informações são de Lucas Marreiros, G1 PI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts de Brasil

E-mail: Jornal Liberdade,